Análise de programas e modelos para o desenvolvimento de competências infocomunicacionais

Authors

  • Keyla Sousa Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Daniel dos Santos Sousa Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i1.4312

Keywords:

Competências infocomunicacionais, Educação para a informação, Programas de formação em competências

Abstract

A capacidade de localização, seleção e gestão da informação, bem como sua disseminação para públicos adequados está entre as competências mais demandadas na sociedade contemporânea. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de competências infocomunicacionais, de modo que estas e outras ações sejam desenvolvidas conscientemente. Há crescente número de iniciativas voltadas à promoção de competências infocomunicacionais, dispersas tanto em termos de formato, público-alvo ou proposta de formação. Este trabalho pretende contribuir com o conhecimento na área ao sistematizar e analisar os programas e modelos para o desenvolvimento de competências infocomunicacionais no Brasil e no exterior. Busca ainda apresentar um estudo comparativo dos programas tendo como base o modelo de competências desenvolvido por Borges (2018). O levantamento envolveu pesquisa bibliográfica em bancos de dados das áreas de ciência da informação, educação e comunicação; e documental na Web. Foram recuperadas 34 instituições que promovem ações relativas às competências. Constatou-se que número relevante de ações foca nas competências em informação, enquanto as competências operacionais e em comunicação aparecem em segundo plano. Considera-se que no Brasil há urgência de promover intervenções que busquem preparar o sujeito para lidar com as demandas infocomunicacionais da sociedade contemporânea.

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Author Biographies

  • Keyla Sousa Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - BA - Brasil.
  • Daniel dos Santos Sousa, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Graduando em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – BA - Brasil. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC - CNPq na Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Brasil.
  • Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M) - Espanha. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Salvador, BA - Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – BA – Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil.

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Published

03/05/2019

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Articles