Ambivalências da sociedade da informação

Authors

  • Pedro Demo Universidade de Brasília , Instituto de Ciências Sociais , Departamento de Socio

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i1.4442

Keywords:

Sociedade da informação, Sociedade do conhecimento, Globalização, Manipulação da informação, Economia da informação

Abstract

O texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos. É o caso do advertising que pretende causar um tipo de influência imperceptível muito efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de conhecimento especializado. É fundamental preservar o ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a informação.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/885

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Pedro Demo, Universidade de Brasília , Instituto de Ciências Sociais , Departamento de Socio
    Pós-Doutorado pela University Of California At Los Angeles (UCLA) - EUA. Pós-Doutorado pela Universität Erlangen-Nürnberg (UEN) - Alemanha. Doutor em Sociologia pela Universität Des Saarlandes - Alemanha.

Published

26/03/2019

Issue

Section

Articles | Selection of most published research subjects in 45 years