Ambivalências da sociedade da informação

Autores/as

  • Pedro Demo Universidade de Brasília , Instituto de Ciências Sociais , Departamento de Socio

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i1.4442

Palabras clave:

Sociedade da informação, Sociedade do conhecimento, Globalização, Manipulação da informação, Economia da informação

Resumen

O texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos. É o caso do advertising que pretende causar um tipo de influência imperceptível muito efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de conhecimento especializado. É fundamental preservar o ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a informação.

 

http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/885

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Biografía del autor/a

  • Pedro Demo, Universidade de Brasília , Instituto de Ciências Sociais , Departamento de Socio
    Pós-Doutorado pela University Of California At Los Angeles (UCLA) - EUA. Pós-Doutorado pela Universität Erlangen-Nürnberg (UEN) - Alemanha. Doutor em Sociologia pela Universität Des Saarlandes - Alemanha.

Publicado

26/03/2019

Número

Sección

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