A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueada

Authors

  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (UNICESUMAR/ICETI), Maringá, PR, Brasil.
  • Nelson Nunes Tenório Junior Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (UNICESUMAR/ICETI), Maringá, PR, Brasil.
  • Rejane Sartori Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (UNICESUMAR/ICETI), Maringá, PR, Brasil.
  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge Universidade de Marília (UNIMAR) / Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) http://orcid.org/0000-0002-5338-1498

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4515

Keywords:

Gestão do conhecimento, Empreendedorismo, Franquias, Processos.

Abstract

Empreender em uma franquia requer constante inovação do franqueador nos processos empresariais para que o negócio se torne sustentável, e nesse sentido a gestão do conhecimento fornece um conjunto de elementos estratégicos para o melhor aproveitamento do conhecimento organizacional. Este trabalho tem o objetivo de propor ações de gestão do conhecimento como estratégia de gestão no contexto das franquias. A pesquisa, realizada em uma franqueada, é de natureza aplicada com objetivo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e observação direta. Como resultados, identificaram-se pontos de melhoria na franqueada e foram sugeridas práticas de gestão do conhecimento para aprimorá-los e potencializar os pontos fortes. Ademais, identifica-se a possibilidade de a fraqueada construir conhecimentos de maneira colaborativa com a utilização de práticas de gestão do conhecimento, propiciando que o conhecimento se torne disponível e acessível, compondo, assim, uma verdadeira rede de conhecimento no contexto do franchising.

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Author Biographies

  • Cláudia Herrero Martins Menegassi, Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (UNICESUMAR/ICETI), Maringá, PR, Brasil.
    Doutora em Administração pela Universidade Positivo (UP/UFPR) - Brasil. Professora do Centro Universitário Cesumar (Unicesumar) - Brasil.
  • Nelson Nunes Tenório Junior, Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (UNICESUMAR/ICETI), Maringá, PR, Brasil.
    Pós-Doutorado pela University of Copenhagen (UK) - Dinamarca. Pós-Doutorado pela Université de Technologie de Troyes (UTT) - França. Pós-Doutorado pela IT University of Copenhagen (ITU) - Dinamarca.Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PURS) – RS – Brasil. Pesquisador e bolsista produtividade do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI) – Brasil. Professor da Centro Universitário de Maringá (Cesumar) - Brasil.
  • Rejane Sartori, Centro Universitário de Maringá, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (UNICESUMAR/ICETI), Maringá, PR, Brasil.
    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – SC - Brasil. Agente de Informação e professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá, PR – Brasil. Professora do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) - Brasil.
  • Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Universidade de Marília (UNIMAR) / Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
    Pós-Doutorando pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – SP - Brasil. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Brasil, com período sanduíche em Westminster College Of Salt Lake City - Estados Unidos. Professor da Universidade de Marília (Unimar) - Marília, SP - Brasil.

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Published

18/10/2019

Issue

Section

Experience Reports