Estudo do êxodo científico brasileiro a partir de dados em acesso aberto da Plataforma Lattes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4901

Keywords:

Plataforma Lattes, Êxodo científico brasileiro, Fluxo migratório, Análise de dados.

Abstract

O êxodo de indivíduos por diversos motivos vem ao longo dos últimos anos crescendo significativamente no cenário brasileiro e mundial. Um dos motivos identificados no processo migratório é a formação acadêmica desses indivíduos que buscam se capacitarem em instituições de ensino de melhor qualidade. Logo, o objetivo deste trabalho será analisar como ocorre o êxodo científico do Brasil, em que indivíduos de diversas localidades do país migram em busca de uma melhor formação acadêmica e científica. Logo, será caracterizada e analisada a ocorrência do êxodo científico brasileiro nas diversas áreas do conhecimento. Para isso foi necessária a extração dos dados acadêmicos, disponíveis em acesso aberto na Plataforma Lattes, selecionando todos os indivíduos com doutorado concluído, e totalizando 284.050 currículos. A escolha deste grupo se justifica por se tratar do conjunto de mais alto nível de formação acadêmica, e que possuem dados recentemente atualizados em seus currículos. Para tanto, filtrou-se os dados, selecionando os atributos relevantes a pesquisa, e finalmente, efetuou-se o tratamento dos dados com o intuito de encontrar a localização geográfica das instituições em que se capacitaram. Como resultado utilizado do conjunto de dados abertos extraídos da Plataforma Lattes, foi possível realizar um retrato sobre como ocorre o êxodo científico brasileiro com todo o conjunto de indivíduos analisados.

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Author Biographies

  • Higor Alexandre Mascarenhas, CEFET-MG
    Mestrando em Modelagem Matemática e Computacional
  • Thiago Magela Dias, CEFET-MG
    Doutor em Modelagem e Matemática Computacional e atualmente Professor do CEFET-MG Divinópolis
  • Patrícia Mascarenhas Dias, CEFET-MG
    Doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional e atualmente professora da UEMG Divinópolis

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Published

20/03/2020