A gestão da informação nos aplicativos de delivery on-line de alimentação: o caso em uma empresa do interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5151Keywords:
Informação. Competitividade. App. Comida online.Abstract
O setor de alimentação fora do lar tem apresentado crescimento constante na última década, e a utilização
de tecnologias para intermediar o processo de aquisição de alimentos tem se revelado uma solução bastante
aceita entre os consumidores. As transações efetuadas por meio desses aplicativos geram considerável
quantidade de dados, que devem ser gerenciados e analisados pelas empresas com o intuito de geração de
informações e inteligência. Por isso, o presente trabalho buscou analisar como uma empresa de aplicativo de
delivery de alimentos utiliza a gestão de informação para dar suporte às decisões estratégicas. Em relação
a metodologia, a natureza é qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, cujo método é o Estudo de Caso.
A coleta de dados foi composta por três etapas e utilizou-se técnica de triangulação de dados, com entrevistas semiestruturadas com os gestores, questionários fechados aplicados aos colaboradores e observação in loco. A amostra foi composta por uma empresa de aplicativos de delivery on-line do setor de alimentos do interior de São Paulo. Os resultados evidenciaram que a empresa faz o uso dos dados disponíveis internamente para a tomada de decisão, mas não tem um processo estruturado para coleta, análise e disseminação da informação. Por isso, entende-se que não há uma cultura informacional aplicada de modo organizado na empresa, fator que certamente proporcionaria um diferencial competitivo, se utilizado. Os resultados obtidos poderão servir de base para a investigação em outras empresas, uma vez que a análise individual não permite a generalização dos dados.
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