Altmetria
desafios éticos, técnicos e políticos diante da plataformização
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i2.7232Keywords:
altimetria , plataformas , ciência abertaAbstract
Investiga como dissertações e teses brasileiras que aferem indicadores altmétricos coletam e analisam tais dados. Como hipótese, sugere-se que as dissertações e teses fundamentam-se nos dados oferecidos por ferramentas pagas, como a Altmetric.com, sendo o acesso direto às APIs ou outras estratégias de coleta menos comuns. Para identificar as estratégias metodológicas, foram considerados todos os registros da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que contêm o termo “altmetria”, em todos os campos. Os resultados apontam que a pesquisa brasileira sobre altmetria, no nível da pós-graduação, depende amplamente de ferramentas pagas para a extração de indicadores altmétricos. Diante de tal dependência de serviços como o Altmetric.com, discute-se a necessidade de pensar outras estratégias metodológicas para a pesquisa altmétrica no Brasil, considerando especialmente o financiamento público das pesquisas. Nesta perspectiva, discute-se limitações técnicas, éticas e legais para uma altmetria nos padrões da Ciência Aberta; a efemeridade dos dados das plataformas; a dificuldade de comparar as métricas das distintas plataformas; a emergência de novos formatos; e desafios políticos, éticos e conceituais para a investigação altmétrica.
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