Ambivalências da sociedade da informação

Authors

  • Pedro Demo

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i2.885

Keywords:

Sociedade da informação, Sociedade do conhecimento, Globalização, Manipulação da informação, Economia da informação

Abstract

O texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos. É o caso do advertising que pretende causar um tipo de influência imperceptível muito efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de conhecimento especializado. É fundamental preservar o ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a informação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Pedro Demo
    PhD em Sociologia, Alemanha, 1967-1971. Professor Titular da UnB, Departamento de Serviço Social. Pós-Doutor pela UCLA, Los Angeles

Issue

Section

Articles