Modelo para o mapeamento de competências em equipes de inteligência competitiva
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i2.1208Palabras clave:
Mapeamento de competências, Inteligência competitiva, Gestão de pessoas por competências, Unidade de inteligência, Equipe de inteligência competitiva, CompetênciaResumen
Com o intuito de contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das unidades de inteligência competitiva (IC) no âmbito da gestão de pessoas, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver um modelo para mapear conhecimentos, habilidades e atitudes de profissionais de IC, com vistas ao estabelecimento do processo de gestão de pessoas por competências (GPPC). O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-ação, e a aplicação foi realizada junto ao Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foram os seguintes resultados obtidos: a) uma base de referência para apoio ao mapeamento de competências em IC; b) um glossário de atributos de competência de IC (conhecimentos, habilidades e atitudes); c) a ferramenta “Coletor de percepções de competências”, para a coleta e análise de atributos de competência; d) procedimento para iniciar a gestão das competências individuais. A partir dos resultados obtidos e da discussão suscitada em torno da temática das competências em IC, foi possível concluir que o modelo de mapeamento pode contribuir para a criação e desenvolvimento de equipes de IC, em um processo de melhoria contínua.
Palavras-chave
Mapeamento de competências. Inteligência competitiva. Gestão de pessoas por competências. Unidade de inteligência. Equipe de inteligência competitiva. Competência.
Model for mapping competencies in a team of competitive intelligence
Abstract
With the aim of contributing to the improvement of efficiency and effectiveness of units of Competitive Intelligence (CI) in the area of people management, the goal of this study was to develop a model for mapping knowledge, abilities and attitudes of CI professionals, with a view to establishing the process for competence-based management. The method adopted was action research and the application was conducted at the Center for Technological Information in Materials (NIT/Materiais) at the Federal University of São Carlos. The results were: a) a reference frame for supporting the mapping of competencies in CI; b) a glossary of competence attributes of CI (knowledge, abilities and attitudes); c) the tool “Collector of perceptions of competence”, for the collection and analysis of attributes of competence; and d) procedure to start the management of individual competencies. From the results obtained and the discussion raised about the theme of competencies in CI, it is possible to conclude that the model for mapping could contribute to the creation and development of CI teams, from the perspective of continuous improvement.
Keywords
Competencies mapping. Competitive intelligence. Competence-based management. Unit of intelligence. Unit of competitive intelligence team. Competencies.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.