Histórias de aprendizagem e gestão organizacional: uma abordagem ontológica e hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i2.1211Palabras clave:
História de aprendizagem, gestão organizacional, ontologia da linguagem, teoria da interpretação, aprendizagem, conversações.Resumen
Neste trabalho, partimos de uma história de aprendizagem (HA) já escrita no formato original (segundo desenho originalmente formulado no Centro de Aprendizagem Organizacional do MIT) a qual foi objeto de uma dissertação no Mestrado em Gestão de Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília. Analisamo-la com o objetivo de evidenciar se a mesma tem impacto na aprendizagem organizacional e se constitui instrumento para a gestão organizacional. Para a análise, utilizamos duas abordagens – a Ontologia da Linguagem de Flores / Echeverría, em uma acepção filosófica do termo “ontologia” (diferente da acepção usual comumente utilizada nas ciências de computação e informação), e a Teoria da Interpretação de Ricoeur – como meio de verificação de evidência de aprendizagem, tanto em nível de primeira ordem, quanto em nível de segunda ordem. Especificamente, os fenômenos observados são declarações de aprendizagem, tipologias conversacionais e fluxos emocionais presentes na narrativa que constitui a HA.
Palavras-chave
História de aprendizagem. Gestão organizacional. Ontologia da linguagem. Teoria da interpretação. Aprendizagem. Conversações.
Stories on learning and organizational management: an ontological and hermeneutical approach
Abstract
This paper is based on a Story on Learning (according to an original work written in the Organizational Learning Center of Massachusetts Institute of Technology – MIT), which was the subject of a Master Degree dissertation on Knowledge Management and Information Technology, Catholic University of Brasilia. The analysis of this topic is to prove that it has an impact on the organizational learning and that it is an important instrument for Organizational Management. Two different approaches are analyzed: the Ontology of Language by Flores/Echeverría (ontology, a philosophy term, has here a different acceptation from the one used in Computer and Information Science) and Theory of Interpretation by Ricoeur, as a means for verifying the evidence of learning, both on first
order level and second order. The conclusion is that the phenomena observed are statements of learning, conversational typologies and emotional flows present in the narratives of the story on learning.
Keywords
Learning history. Organizational management. Ontology of language. Interpretation theory. Learning. Conversations.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.