Contexto competitivo, monitoramento ambiental e tomada de decisão estratégica: o caso dos micro e pequenos varejos da região do Barro Preto em Belo Horizonte

Autores/as

  • Paulo Henrique Oliveira
  • Hélio Francisco da Conceita Ernesto João Centro de Gestão Empreendedora - FEAD
  • Nácer Samuel Abílio Mondlane Centro de Gestão Empreendedora - FEAD

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i2.1216

Palabras clave:

Monitoramento Ambiental, Decisão Estratégica, Micro e Pequenos Varejistas

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa exploratória realizada no primeiro semestre de 2008 com micro e pequenos empresários na região do Barro Preto em Belo Horizonte, importante pólo da moda mineira. Para a coleta de dados, optou-se pela utilização de um questionário estruturado, com perguntas fechadas, o qual foi aplicado a nove empresários da região, escolhidos a partir dos seguintes critérios: (a) acessibilidade dos pesquisadores às fontes de dados; (b) tempo disponível para a coleta de dados; (c) importância do empreendimento para a região. Por ser um tipo de pesquisa predominantemente quantitativa, técnicas estatísticas foram utilizadas nas análises dos dados coletados. Os resultados revelaram que, em contextos competitivos turbulentos, é aconselhável um processo de monitoramento contínuo dos movimentos dos concorrentes (diretos e indiretos) e das mudanças macroambientais, coletando informações úteis para uma tomada de decisão estratégica cada vez mais eficaz que favoreça a manutenção de vantagens competitivas significativas nos mercados em que os empreendimentos estão inseridos ao longo do tempo.

 

Palavras-chave

 

Monitoramento ambiental. Decisão estratégica. Micro e pequenos

varejistas.

 

Competitive context, environmental monitoring and strategic decision making: the case of micro and small retails in the region of Barro Preto in Belo Horizonte

 

Abstract

 

TThis article presents the results of a wide research carried out in the first half of 2008 with micro and small entrepreneurs settled in the region of Barro Preto, an important center of fashion, in Belo Horizonte. For data collection, a well structured questionnaire was used. Specific questions were addressed to nine regional entrepreneurs, accordingly selected, taking into consideration the following criteria: (a) easy access for the researchers to reach the data sources; (b) available time for data collection; and (c) important role of the entrepreneurship for the region. The results show that, in tumultuous competitive contexts, a process of continuous monitoring is advisable for (direct and/or indirect) movements of the competitors, as well as micro environmental changes, collecting useful information for a more and more strategic decision making which will favor maintaining relevant competitive advantages in those markets where entrepreneurships are inserted as time goes by.

 

Keywords

 

Environmental monitoring. Strategic decision. Micro and small retailers.

 

 

 

 

 

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Biografía del autor/a

  • Paulo Henrique Oliveira
    Administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Engenharia de Produção, na linha de pesquisa - Competitividade e Estratégias Empresariais (UFMG), professor em cursos de graduação e pós-graduação há mais de 6 anos, nos cursos de Administração e Sistemas de Informação; além de experiência em grandes empresas, como a Líder Táxi Aéreo, CEMIG, ViaBrasil, BEMGE, Banco do Brasil, entre outras. Atualmente, participa de disciplinas isoladas nível de Doutorado na Escola de Ciência da Informação da UFMG, além de publicar diversos artigos sobre Inteligência Competitiva.
  • Hélio Francisco da Conceita Ernesto João, Centro de Gestão Empreendedora - FEAD
    Graduando em Administração de Empresas
  • Nácer Samuel Abílio Mondlane, Centro de Gestão Empreendedora - FEAD
    Graduando em Administração de Empresas

Publicado

30/12/2008

Número

Sección

Relatos de Experiências