A pragmática no contexto da identificação de autoria de textos
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v38i1.1259Palabras clave:
Lingüística computacional, Pragmática, Identificação de autoriaResumen
Trata-se de artigo que estuda a viabilidade de identificar a autoria de textos a partir de elementos da lingüística, mais precisamente da pragmática, considerando as inter-relações entre os elementos textuais e objetos externos, ligados a particularidades do “punho escritor”, a exemplo dos fenômenos sociais em que o autor está inserido. A ideia é buscar a identidade textual a partir da análise do estilo, consideradas duas categorias discursivas: modalidade e avaliação.
Palavras-chave: Lingüística computacional. Pragmática. Identificação de autoria.
The pragmatic in the context of identification of authorship of texts
Abstract
This article studies the feasibility of identifying the authorship of texts, from elements of linguistics, more precisely the pragmatic, considering the inter-relationship between the textual and external objects, linked to features of the “wrist writer”, like the social phenomena that the author is inserted. The idea is to get the names from the textual analysis of style, as two discursive categories: modality and evaluation.
Keywords: Computational linguistics. Pragmatic. Identification of authorship.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.