Arcabouço conceitual do letramento informacional

Autores/as

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v39i3.1268

Palabras clave:

Letramento informacional, Alfabetização informacional, Competência informacional, Habilidades informacionais, Terminologia

Resumen

Discute os conceitos relacionados ao letramento informacional, visando a propiciar um arcabouço conceitual mais objetivo e rigoroso mediante o desenvolvimento das representações mentais que integram esse processo, bem como as consequentes relações intrínsecas aos diversos sistemas conceituais com ele identifi cados. Tal empreendimento é importante para se pensar a partir do mesmo referencial de ideias. É proposta uma concepção de ‘letramento informacional’ com ênfase na aprendizagem, como processo de construção do conhecimento que pode contribuir para a sustentabilidade da vida e a solidariedade humana na sociedade contemporânea.

Palavras-chave

Letramento informacional. Alfabetização informacional. Competência informacional. Habilidades informacionais. Terminologia.

Conceptual framework of information literacy

Abstract

This article presents the concepts used in the scope of information literacy, providing a more rigorous and objective framework by means of the development of a structure of mental representations that integrates this process, as well as the resulting intrinsic links to other related concept systems. Such an undertaking is important in order to become possible to think considering the same referential basis of ideas. A conception of ‘information literacy’ is proposed, with emphasis on learning as a knowledge acquisition process that could therefore contribute to the sustainability of life and the human solidarity in contemporary society.

Keywords

Information literacy. Information . Information competency. Information ability. Terminology.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, Universidade de Brasilia
    Doutora e mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília, especialista em literatura brasileira pela Universidade Católica de Brasília. Professora adjunta da Universidade de Brasília, UnB – Brasília, DF, Brasil E-mail: kelleycristinegasque@hotmail.com

Publicado

31/08/2011

Número

Sección

Revisión de Literatura