Relações mútuas entre informação e conhecimento: o mesmo conceito?

Autores/as

  • Rodolfo Coutinho Moreira Xavier
  • Rubenildo Oliveira da Costa Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v39i2.1278

Palabras clave:

Informação. Conhecimento. Ciência da Informação. Epistemologia. Paradigma científico.

Resumen

A proximidade entre os conceitos de informação e conhecimento provoca desordem conceitual em estudos na ciência da informação. Em contrapartida, o estabelecimento científico de uma disciplina depende de clareza conceitual acerca de seu objeto de estudo. Em vista disso, a hipótese proposta demonstra a necessidade de se mapearem as relações conceituais existentes entre informação (objeto de estudo da área) e conhecimento, objetivando evidenciar a distinção destes, para que possam ser usados com menos ambiguidade pelos pesquisadores da área. Para tanto, discutem-se, primeiramente, os conceitos de ciência da informação e de seu objeto de estudo, sob três paradigmas propostos por Capurro: fisicista, cognoscente e social; em seguida, algumas relações conceituais entre informação e conhecimento e suas consequências – existem relações de semelhança entre ambos, mas isso não faz com que se tornem idênticos. Definições anteriores sobre tais termos podem já ter constatado essas relações, contudo raramente esse assunto foi tratado de maneira pontual e com atenção, na falsa justificativa de que é um debate puramente teórico e que não levaria a resultado útil algum.

Palavras-chave

Informação. Conhecimento. Ciência da Informação. Epistemologia. Paradigma científico.


Mutual relations between information and knowledge: do they are same concept


Abstract

The proximity between  information and knowledge concepts causes conceptual disorder in Information Science studies. On the other hand, the establishment of a scientific discipline depends of the conceptual clarity about its study object. In view of this, the proposal hypothesis demonstrates the necessity to map the conceptual relations between information (area study object) and knowledge, aiming to show the distinction of these, to be used with less ambiguity by researchers. Thus, it discusses, first, the Information Science concepts and its study object, under three paradigms proposed by Capurro, following: physical, social and cognoscente, finally, some relations conceptual between information and knowledge and their consequences - there are similarity relations between them, but that does not mean that they become identical. Previous definitions of such terms may have found these relationships, however, rarely the subject was dealt with off and carefully, in the justification false of that debate is purely theoretical and do not lead to any useful result.

Keywords

Information. Knowledge. Information Science. Epistemology. Scientific paradigm.

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Biografía del autor/a

  • Rodolfo Coutinho Moreira Xavier
    Mestrado em ciência da informação – PUC-Campinas. Graduado em fi losofi a com licenciatura plena em fi losofi a – Unicamp. Graduado em economia – PUC-Campinas. SP, Brasil.
  • Rubenildo Oliveira da Costa, Unicamp
    Mestre em ciência da informação/PUC-Campinas. Bacharel em ciência da informação com habilitação em biblioteconomia/PUC-Campinas. Vinculado à Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, SP, Brasil.

Publicado

25/02/2011

Número

Sección

Artículos