Os museus portugueses e a Web 2.0
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v39i2.1280Palabras clave:
Ferramentas Web 2.0. Museu. Sítio Web.Resumen
O presente artigo dá a conhecer um projecto de investigação que teve como objectivo determinar e analisar a partir da observação dos sítios Web dos museus portugueses quais as ferramentas Web 2.0 usadas por estas instituições no desenvolvimento das suas actividades. Neste sentido, foram seleccionados como amostra os 125 museus pertencentes à Rede Portuguesa de Museus. Os resultados obtidospermitem-nos afirmar que utilização das ferramentas Web 2.0 por parte dos museus portugueses analisados está numa fase inicial. A ferramenta mais usada é o blogue. Foram, também, identificados projectos pioneiros ao nível dos wikis, Licenças Creative Commons, Youtube, Flickr e redes sociais on-line.Palavras-chave
Ferramentas Web 2.0. Museu. Sítio Web.
Portuguese museums and Web 2.0
Abstract
This article presents the results of an investigation work that had as main objective the determination and analysis of the Web 2.0 tools used by Portuguese museums in the development of their activities. The selected samples were the 125 museums from the Rede Portuguesa de Museus. The conclusion is that this practice is only at an early stage. The most used tool is the blog. Pioneer projects were also identified namely wikis, Creative Commons Licenses, Youtube, Flickr and online social networks.
Keywords
Web 2.0 tools. Museum. Web site.
Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
25/02/2011
Número
Sección
Estudo de Caso
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.