Intermediação da informação e preservação da memória digital

Autores/as

  • Rodrigo Rabello Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Técnologia (IBICT)
  • Virginia Ferreira da Silva Castro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Técnologia (IBICT)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i1.1349

Palabras clave:

intermediação de informação, memória, preservação digital, Ibict

Resumen

O presente texto propõe elementos para uma reflexão acerca de demandas institucionais que, diante do contexto perturbador de excessos de produção e reprodução de conteúdos em meio digital, ainda trazem para si a responsabilidade de preservação da memória. A dimensão fluida que as novas mídias têm apresentado diante da facilidade de se gravar ou perder dados num instante têm despertado para a relevância de se pensar ou valorizar novos espaços orientados por políticas públicas direcionadas à preservação da memória digital. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) será analisado segundo seu papel de instituição intermediadora de informação, que lida diretamente com memórias institucionais diversas e que atua com a promoção da preservação digital.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Rabello, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Técnologia (IBICT)
    Pós-Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil. Bolsista/PCI/CNPq do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Brasília, DF – Brasil.
  • Virginia Ferreira da Silva Castro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Técnologia (IBICT)
    Pós-Doutora em Antropologia do Direito pela Universidade de Brasília (UNB) – Brasília, DF – Brasil. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Analista em Ciência e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – Brasília, DF – Brasil

Publicado

08/04/2014