Mediação e ação comunicativa: conformando nuvens e formando competências para a mediação nas redes sociais virtualizadas
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1407Palabras clave:
Mediação, Intermediação, Comunicação extensiva, Redes sociais virtualizadas (RSV), Animaverbivocovisualidade - AV3Resumen
A questão da mediação em ações de comunicação e de informação nas redes sociais virtualizadas (RSV) é o tema deste artigo, que a partir da análise dos conceitos de mediação – nos campos da comunicação, da ciência da informação e das tecnologias – avalia a rede e o papel de mediador ou do intermediário na ação comunicativa. Relata o cenário de (in)conformações que apresenta diferentes possibilidades de entendimento do fenômeno comunicativo em rede como expressão da sociedade atual, fortemente movimentada pela ação de grupos. Propõe o desenho de um modelo de ação comunicativa, a partir dos estudos de Habermas e com diferentes metodologias. Utiliza-se de técnica indiciária para observação de várias redes, com destaque para a experiência no estudo de caso de uma rede localizada na região de Sobradinho, em Brasília-DF. Discute também a necessidade de formação de competências para a mediação, no sentido de promoção do entendimento das ações de comunicação em rede a partir do fenômeno do AV3.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
19/05/2015
Número
Sección
Artículos
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.