Mediação e ação comunicativa: conformando nuvens e formando competências para a mediação nas redes sociais virtualizadas

Autores/as

  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília (UNB)
  • Márcia Marques Universidade de Brasília (UNB)
  • Aurora Cuevas Cerveró Universidad Complutense de Madrid (UCM),

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i2.1407

Palabras clave:

Mediação, Intermediação, Comunicação extensiva, Redes sociais virtualizadas (RSV), Animaverbivocovisualidade - AV3

Resumen

A questão da mediação em ações de comunicação e de informação nas redes sociais virtualizadas (RSV) é o tema deste artigo, que a partir da análise dos conceitos de mediação – nos campos da comunicação, da ciência da informação e das tecnologias – avalia a rede e o papel de mediador ou do intermediário na ação comunicativa. Relata o cenário de (in)conformações que apresenta diferentes possibilidades de entendimento do fenômeno comunicativo em rede como expressão da sociedade atual, fortemente movimentada pela ação de grupos. Propõe o desenho de um modelo de ação comunicativa, a partir dos estudos de Habermas e com diferentes metodologias. Utiliza-se de técnica indiciária para observação de várias redes, com destaque para a experiência no estudo de caso de uma rede localizada na região de Sobradinho, em Brasília-DF. Discute também a necessidade de formação de competências para a mediação, no sentido de promoção do entendimento das ações de comunicação em rede a partir do fenômeno do AV3.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília (UNB)
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília, Brasil.
  • Márcia Marques, Universidade de Brasília (UNB)
    Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Doutoranda pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora Assistente da Universidade de Brasília, Brasil.
  • Aurora Cuevas Cerveró, Universidad Complutense de Madrid (UCM),
    Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Doutora em Documentación pela Universidade Carlos III de Madrid, (UC3M) - Espanha. Professora e pesquisadora no Departamento Biblioteconomía e Documentação da Universidad Complutense de Madrid (UCM), Espanha.

Publicado

19/05/2015