Princípios para modelagem de domínio: a posição de Barry Smith e de Ingetraut Dahlberg
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i1.1420Palabras clave:
Modelagem de domínio, Ontologias, Sistema de conceitosResumen
Na elaboração de modelos de domínios, é fundamental a determinação da unidade de representação que irá compor a estrutura de classes deste domínio - neste caso a discussão do que se pode determinar como conceito. Para tal, considera-se necessário se ter claro em que corrente filosófica se está apoiando, quando se refere a conceitos em diversos contextos. Apoia-se em dois autores clássicos da área de ciência da informação e da ciência da computação, respectivamente Ingetraut Dahlberg e Barry Smith, para introduzir-se uma discussão sobre o conceito de “conceito”. Além disso, discutem-se questões relacionadas à estruturação/classificação de um domínio, apontando em última análise convergências e divergências na postura teórica de cada um desses autores, propiciando maior entendimento para aqueles que estão preocupados com a modelagem de domínios de conhecimento/atividades. Por último, abordam-se questões relativas às relações semânticas e definições no intuito de evidenciar pontos fundamentais para estruturação de domínios de conhecimento.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
26/06/2015
Número
Sección
Artículos
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.