Ciência da informação e marketing: uma interdisciplinaridade possível
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1791Palabras clave:
Ciência da Informação, Marketing, Interdisciplinaridade, Análise de ConteúdoResumen
O presente artigo realiza uma pesquisa exploratória, utilizando de metodologia de análise de conteúdo, sobre a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e o Marketing. O objetivo é determinar os pontos de contato entre as duas disciplinas e o nível de complexidade com que vem se dando esta relação. Concluímos que, embora existam pontos de convergência entre ambas as disciplinas, existem fortes indícios de que a maioria deles se trata meramente de aplicações da Ciência da Informação no Marketing e do Marketing na Ciência da Informação, sem que se forme uma relação verdadeiramente interdisciplinar que implicaria em intercâmbios conceituais e metodológicos entre as duas disciplinas. Enfim, as relações aparentam ser mais de multidisciplinaridade, com baixa cooperação de pesquisadores de ambas as áreas, do que de interdisciplinaridade, na qual os pesquisadores contribuiriam mutuamente para um maior avanço de ambas as disciplinas, sugerindo um grande espaço para ampliação das relações interdisciplinares.
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