Literaturas branca e cinzenta: uma revisão conceitual

Autores/as

  • Rafael Guimarães Botelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Cristina da Cruz de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v44i3.1804

Palabras clave:

literatura branca, literatura cinzenta, literatura convencional, literatura não convencional

Resumen

Este trabalho tem por objetivos revisar conceitualmente as expressões literatura branca e literatura cinzenta e descrever algumas de suas características. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada, entre os anos 1990 e 2012, uma revisão da literatura nacional e internacional. Igualmente, foram estabelecidos alguns critérios de busca e recuperação da informação, como o uso e a combinação das palavras-chave literatura branca e literatura cinzenta; utilização de operadores booleanos; uso de aspas nas expressões de busca; e supressão de palavras vazias. Foram recuperadas publicações em português, castelhano, inglês e italiano. Os resultados obtidos revelam uma multiplicidade de conceitos, sinônimos, equivalentes idiomáticos, características, além de vários tipos e exemplos de documentos que pertencem às categorias literatura branca e literatura cinzenta. Em síntese, a Internet, o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação e o consequente aperfeiçoamento dos mecanismos de armazenamento, busca e recuperação da informação darão novas formas de acesso às literaturas branca e cinzenta.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rafael Guimarães Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

    Doutor em Educación Física y Deporte: Didáctica y Desarrollo Profesional - Universidad Autónoma de Barcelona (UAB), España.

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

  • Cristina da Cruz de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Chefe da Biblioteca de Educação e Humanidades B (CEH/B – Educação Física, Letras e Artes) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

    Diploma de Estudios Superiores Especializados en Biblioteconomía y Documentación – Universidad de Salamanca (2008), Espanha.

    Bacharel em Biblioteconomia (1990), Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil.

Publicado

26/06/2017

Número

Sección

Revisión de Literatura