Modelagem organizacional das oficinas tipográficas dos séculos XV a XVIII
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v19i1.373Palabras clave:
Modelagem organizacional. Oficinas tipográficasResumen
De Mogúncia, no século XV, a arte da tipografia e da impressão tipográfica difundiu-se pela Europa — quando esta passava por um franco processo de cristianização. O segredo da técnica, mantido pelos artífices — em sua maioria judeus, "cristãos novos" -, as licenças, a censura, os "privilégios", a contrafação, a Inquisição e o Satanismo delineavam o ambiente em que se expandiu essa arte. Nesse contexto, o mestre — impressor e livreiro — gerenciava, nos séculos XV a XVIII, a empresa de produzir livros, por conta própria ou em associação organizando-se em guildas e confrarias, controlando e avaliando o trabalho dos operários, confrades e aprendizes, sob sua supervisão, passando, de pai para filho, a sua arte.
A study of the design of the printing offices from the 15th century to the 18th century
Abstract
From Mentz, in the fifteenth century, typographic art and printing spread throughout Europe, where a real process of Christianization was occuring. The secret of the technique, kept by artificiers — in great majority jews and Christian convert —, the licenses, the censorship, the privileges, the counterfeiting, the Inquisition and the Satanism paved out the way in which these techniques found the appropriate land to flourish. In this context, from the fifteenth century to the eighteenth century, the master — a printer and a bookseller— managed the production of books, working on his own or together; organized in guilds and fraternities, he controlled and evaluated the work done by labours, confreres and apprentices. It was under his supervision that the art and knowledge were transmitted from on generation to another.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.