Ontologias como suporte à modelagem da informação na arquitetura, engenharia e construção

Autores/as

  • Renata Maria Abrantes Baracho Porto Universidade Federal de Minas Gerais,Escola de Ciência da Informação, renatambaracho@gmail.com
  • Livia Marangon Duffles Teixeira
  • Mário Lucio Pereira Junior

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4022

Palabras clave:

Ontologia, BIM, Recuperação da Informação, Representação da Informação, Internet das coisas

Resumen

Ontologias são estruturas de organização do conhecimento que podem ser aplicadas a diversos domínios, inclusive arquitetura, engenharia e construção civil (AEC). Para que se estabeleçam relações existentes entre as entidades em determinado contexto, é necessário vinculá-las às representações da modelagem gráfica, bem como elaborar suas definições subsidiadas por um vocabulário controlado. O Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção (BIM) é um ambiente tecnológico para a gestão de informações em processos colaborativos, interdisciplinares e interoperáveis, que sinaliza uma adequação semântica das entidades (sejam materiais, objetos, representações) através da validação de compromissos ontológicos. A vinculação Internet of Things ou Internet das Coisas (IoT) a modelos elaborados via BIM permite identificar e localizar as entidades/objetos, evidenciar a interconexão entre eles e incrementar a modelagem das informações. O presente artigo investiga a conexão teórica entre a tecnologia BIM, as ontologias como vocabulários controlados e IoT no âmbito da AEC. Para tal, apresenta revisão de literatura sobre os temas mencionados e elabora descrições empíricas para validação do arcabouço teórico preliminar. Espera-se que a utilização simultânea da modelagem gráfica e da modelagem da informação resulte na criação de uma perspectiva de empreendimento em AEC com correspondência fidedigna ao mundo real, ao mesmo tempo que se adequa à tecnologia IoT Internet das Coisas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renata Maria Abrantes Baracho Porto, Universidade Federal de Minas Gerais,Escola de Ciência da Informação, renatambaracho@gmail.com
    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
  • Livia Marangon Duffles Teixeira

    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. 

  • Mário Lucio Pereira Junior

    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPG-GOC/UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Publicado

28/12/2017

Número

Sección

Parte II - Aplicações e usos de ontologias na ciência da informação