Conhecimento estratégico
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4053Palabras clave:
Conhecimento estratégico, Gestão do conhecimento, Estratégia, Tomada de decisãoResumen
A gestão do conhecimento pode ser abordada de várias maneiras, o que possibilita a discussão de tipo específico de conhecimento: o conhecimento estratégico (CE); conhecimento este voltado especificamente para a formulação de estratégias e das decisões a elas associadas. Embora haja pródiga literatura sobre estratégia, bem como sobre mecanismos e ações de inteligência competitiva, além de instrumentos de gestão da informação em um contexto de Big Data, o foco centrado nos dois processos mais diretamente relacionados com estratégia carece de maior estudo e formas de tornar o conhecimento útil. Assim, este artigo traz o conceito deste tipo de conhecimento, suas características, algumas diferenças entre a gestão do conhecimento estratégico (GCE) e outras áreas como inteligência competitiva e gestão da informação. A metodologia emprega a descrição de cada ponto, mostrando didaticamente os principais aspectos relacionados à GCE. Busca-se apresentar o estado da arte das pesquisas na área e as possibilidades de novos estudos. As conclusões apontam para muitos desafios para quem se dispuser a trabalhar com a GCE, abrindo-se novos campos a serem explorados.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
23/02/2018
Número
Sección
Gestão da informação e do conhecimento
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.