Análise da pesquisa espacial brasileira sob a ótica da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações

Autores/as

  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Ibict
  • Maria Virgínia Alves
  • Silvia Castro Marcelino
  • Bianca Amaro
  • Taina Batista Assis

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4064

Palabras clave:

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Pesquisa espacial, Análise automática de informação, Mineração de dados, Pesquisa científica e tecnológica brasileira

Resumen

Descreve a pesquisa científica e tecnológica brasileira na área espacial desenvolvida nos programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos em universidades e institutos de pesquisa no período de 2006 a 2016 sob a ótica da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), repositório digital concebido e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 2002. A metodologia utilizada é a análise automática de informação por meio da mineração de dados a partir de softwares livres. Considerando as inúmeras possibilidades de análise que emergiram da metodologia proposta, optou-se pela pesquisa espacial para estudo aprofundado. Os resultados comprovam que é possível revelar as principais instituições, áreas de concentração, pesquisadores, relacionamentos entre pares, entre outros, a partir de estudo quantitativo de metadados das teses e dissertações nacionais. De outra perspectiva, esta pesquisa demonstra que é possível mapear a ciência brasileira a partir do retrato explicitado no estudo estatístico da BDTD, revelando o que de fato integra o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares, Ibict
    Coordenadora-Geral de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Pós-Doutorado em Sistemes Informàtics, na Escola Superior de Tecnologia i Ciències Experimentals da Universitat Jaume I, Espanha.
  • Maria Virgínia Alves
    Pesquisadora e Chefe de Gabinete do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Doutorado em Geofísica Espacial e Mestre em Astrofísica pela mesma instituição.
  • Silvia Castro Marcelino
    Chefe do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas.
  • Bianca Amaro
    Coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra (2003), Espanha.
  • Taina Batista Assis
    Coordenadora de Atendimento à Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Publicado

23/02/2018

Número

Sección

Tecnologia, inovação e infraestrutura de informação

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>