O atual estágio conceitual da competência em informação em publicações de língua portuguesa

Autores/as

  • Dilva Páscoa De Marco Fazzioni Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • William Barbosa Vianna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v47i3.4228

Palabras clave:

Competência em informação, Ciência da informação

Resumen

A expressão information literacy – competência em informação, em língua portuguesa – surgiu em 1974, nos Estados Unidos. Desde então, autores do mundo inteiro vêm buscando uma definição que seja compatível com a complexidade que o conceito carrega. Objetivos: A partir de uma perspectiva epistemológica, este artigo tem o propósito de identificar como especialistas de países de língua portuguesa, em especial do Brasil, compreendem atualmente a competência em informação. Para o alcance deste objetivo, surgiu a necessidade de evidenciar a evolução e marcos históricos do tema. Método: Foi desenvolvida pesquisa qualitativa e exploratória, com base em revisão de literatura, de artigos publicados em língua portuguesa em revistas classificadas no Portal de Periódicos da Capes como Qualis A1 e A2, no período de 2012 a 2016, e indexadas na base Directory of Open Access Journals (DOAJ). Conclusões: Constatou-se uma evolução do conceito da competência em informação, no qual os diversos autores buscam avançar para além de uma visão utilitarista ou instrumentalista. Assim o tema se tornou sinônimo de aprender a aprender e incorporou todas as dimensões da vida de uma pessoa, com uma perspectiva holística. Ainda restam, entretanto, lacunas quanto a aspectos emocionais ou afetivos.

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Biografía del autor/a

  • Dilva Páscoa De Marco Fazzioni, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil.
  • William Barbosa Vianna, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil.
  • Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Pós-Doutorado pela Universidade do Porto (U.PORTO) - Portugal. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC - Brasil. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil.

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Publicado

21/12/2018

Número

Sección

Revisión de Literatura