Impacto de intervenções na qualidade dos serviços de uma biblioteca universitária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i1.4809

Palabras clave:

Qualidade em serviços, Avaliação da qualidade em serviços, Bibliotecas, Estudo longitudinal

Resumen

Os serviços prestados por uma biblioteca precisam ser geridos ao longo do tempo considerando a multidimensionalidade da qualidade em serviços. Este estudo longitudinal investiga o impacto das intervenções realizadas entre 2013 e 2017 em uma biblioteca universitária sobre as dimensões da qualidade em serviços. A metodologia do estudo compreende a aplicação do instrumento SERVQUAL em uma biblioteca universitária pública em 2013 (T1), n=355 usuários, e 2017 (T2), n=184 usuários, sendo que em 2017 foi conduzido um estudo de caso para o levantamento das intervenções realizadas e que foram classificadas em quatro categorias: Infraestrutura, Equipamentos, Processos/Sistemas e Pessoas. Como resultados, tem-se que as lacunas de todas as dimensões da qualidade em serviços foram negativas para os dois períodos avaliados. Conclui-se que as intervenções impactaram reduzindo as lacunas negativas das dimensões da qualidade dos serviços da biblioteca em estudo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rute Aparecida Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba

    Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Câmpus Sorocaba - SP - Brasil. Diretora e Bibliotecária da Biblioteca da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Câmpus Sorocaba - SP - Brasil.

  • Ricardo Coser Mergulhão, Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar ) – SP - Brasil.Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Câmpus Sorocaba – SP - Brasil.
  • Eduard Prancic, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC
    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, Brasil. Diretor do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) – SP - Brasil.
  • Glauco Henrique de Sousa Mendes, Universidade Federal de São Carlos
    Pós-Doutorado pela Technical University of Denmark (DTU) – Lyngby - Dinamarca. Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) – SP - Brasil. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Brasil. Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos, SP – Brasil.

Referencias

ADAM, R. Assessment of library service quality and user satisfaction among undergraduate students of Yusuf Maitama Sule University (YMSU) Library. Library Philosophy and Practice, [S. l.], v. 1, p. 1-20, 2017.

AHMED, S. Service quality satisfaction: a comparative cross-sectional study of public and private university librarians in Pakistan. Libri, [S. l.], v. 67, n. 4, p. 313-325, December 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância: reconhecimento e renovação de conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 2017.

CARRILLAT, F. A.; JARAMILLO, F.; MULKI, J. P. The validity of the SERVQUAL and SERVPERF scales: a meta-analytic view of 17 years of research across five continents. International Journal of Service Industry Management, Bradford, v. 18, n. 5, p. 472-490, 2007.

CRISTOBAL, A. S. Expectations on library services, library quality (LibQual) dimension and library customer satisfaction: relationship to customer loyalty. Library Philosophy and Practice, [S. l.], v. 1, p. 1-23, 2018.

CRONIN, J. J.; TAYLOR, S. A. Measuring service quality: a reexamination and extension. The Journal of Marketing, [S. l.], p. 55-68, 1992.

DAGGER, T. S.; SWEENEY, J. C. Service quality attribute weights: how do novice and longer-term customers construct service quality perceptions? Journal of Service Research, Thousand Oaks, v. 10, n. 1, p. 22-42, 2007.

DILLMAN, D. A. et al. Response rate and measurement differences in mixed-mode surveys using mail, telephone, interactive voice response (IVR) and the Internet. Social Science Research, New York, v. 38, n. 1, p. 1-18, 2009.

FLYNN, B. B. et al. Empirical research methods in operations management. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 250-284, 1990.

FORZA, C. Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations & Production Management, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 152-194, 2002.

GABLE, G. G. Integrating case study and survey research methods: an example in information systems. European Journal of Information Systems, Birminghan, v. 3, n. 2, p. 112-126, 1994.

GRÖNROOS, C. A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, Bradford, v. 18, n. 4, p. 36-44, 1984.

HAIR, J. F. et al. Multivariate data analysis. 7th. ed. New York: Prentice Hall, 2009.

HARVEY, E. J.; LINDSTROM, M. LibQUAL+® and the information commons initiative at Buffalo State College: 2003 to 2009. Evidence Based Library and Information Practice, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 68-84, 2013.

HOSSAIN, M. J.; AHMED, S. M. Z. An investigation of service expectations: developing and validating an alternative scale for service quality assessment in academic libraries. International Information & Library Review, London, v. 46, n. 1/2, p. 21-30, 2014.

ILIEVA, J.; BARON, S.; HEALEY, N. M. On-line surveys in international marketing research: pros and cons. International Journal of Market Research, [S. l.], v. 44, n. 3, p. 361-376, 2006.

IMAI, M. Kaizen. New York: Random House Business, 1986.

JACKSON, B. University rankings: how well do they measure library service quality? Portal: libraries and the academy, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 315-330, 2015.

KACHWALA, T.; DASGUPTA, C.; MUKHERJEE, P. N. Service quality in library from customers´ point of view. SMART Journal of Business Management Studies, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 11-18, 2017.

KAYNAK, H. The relationship between total quality management practices and their effects on firm performance. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 21, n. 4, p. 405-435, 2003.

KHAN, B.; TRIPATHI, T. Performance audit through LibQUAL+ technique: the experience of Burdwan University and Visva-Bharati library users. Library Philosophy and Practice [S. l.], v. 1, p. 1-43, 2016.

KOLA, B. An Albanian case study on measuring the service quality in an academic library. European Journal of Multidisciplinary Studies, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52-57, 2016.

MALHOTRA, M. K.; GROVER, V. An assessment of survey research in POM: from constructs to theory. Journal of Operations Management, Amsterdam, v. 16, n. 4, p. 407-425, 1998.

MALIK, S. A.; MALIK, S. A. SERVQUAL to measure perceptions and expectations of library users: a case study of a public university library of Pakistan. International Journal of Management in Education, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 303-322, 2015.

MARDANI, A. H.; ALAVI, S.; ZARE, M. N. Measuring service quality at Tehran University of Medical Sciences’ Libraries. Library Philosophy and Practice, [S. l.], v. 1, p. 1-14, 2014.

MERGULHÃO, R. C. et al. Avaliação da qualidade em serviços em uma biblioteca universitária brasileira. Revista Sodebras, [S. l.], v. 11, n. 126, p. 11-22, 2016.

MIRGHAFOORI, S. H.; IZADI, M. R.; DAEI, A. Analysis of the barriers affecting the quality of electronic services of libraries by VIKOR, FMEA and entropy combined approach in an intuitionistic-fuzzy environment. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems, [S. l.], v. 34, n. 4, p. 2441-2451, 2018.

OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, Chicago, v. 17, n. 4, p. 460-469, 1980.

PARASURAMAN, A.; BERRY, L. L.; ZEITHAML, V. A. Refinement and reassessment of the SERVQUAL scale. Journal of Retailing, New York, v. 67, n. 4, p. 420-450, 1991.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, A. V.; BERRY, L. L. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, New York, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. The Journal of Marketing, [S. l.], v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. Reassessment of expectations as a comparison standard in measuring service quality: implications for further research. The Journal of Marketing, [S. l.], v. 58, n. 1, p. 111-124, 1994.

PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 6. ed. Lisboa: Sílabo Lisboa, 2014.

REHMAN, S. U.; KYRILLIDOU, M.; HAMEED, I. Reliability and validity of a questionnaire survey in Pakistan: an Urdu language experience. Malaysian Journal of Library & Information Science, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 83-102, 2014.

ROY, S. K. et al. Measuring service quality: a systematic review of literature. International Journal of Services, Economics and Management, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 24-52, 2015.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

07/01/2020

Número

Sección

Artículos