Web Archiving como ferramenta de preservação digital : colaboração da Library of Congress, Rio Office no projeto dos Jogos Olímpicos de 2016.
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4993Palabras clave:
Preservação digital, Arquivamento web, Memória digitalResumen
Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento, no curso de Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais, da Fundação Getúlio Vargas. O conceito de arquivamento de sites da web (Web Archiving), vem ganhando força principalmente em países desenvolvidos, onde a tecnologia já garante maior ferramental para que esse tipo de projeto seja viabilizado e apresente resultados concretos a comunidade. Trata sobre o conceito de arquivamento de páginas da Web como recurso de preservação digital, exemplificando através de um dos projetos realizados pelo escritório da Library of Congress no Rio de Janeiro. Relata o processo de levantamento de websites de países sob a responsabilidade (institucional) do escritório como colaboração para o projeto de preservação desenvolvido pelo International Internet Preservation Consortium, por ocasião dos Jogos Olímpicos de 2016. Tal consórcio, possui membros nos mais diversos países do mundo, porém sem representatividade no Brasil e tendo a Biblioteca Nacional do Chile como único membro na América do Sul. Busca destacar a vulnerabilidade que o conteúdo disponibilizado na Internet está exposto seja por fatores técnicos e operacionais, seja por decisões institucionais e de cunho político. O conteúdo online por sua facilidade de acesso e um relativo baixo custo passa a ser muitas das vezes a principal forma de divulgação e disponibilização de informações com maior alcance e maior rapidez, porém muitas das vezes, sem garantia de que esse conteúdo estará disponível para consulta no futuro, perdendo-se, portanto, esse material rico e frequentemente único. Pretende ainda destacar a importância de discussões nessa seara no Brasil como forma de preservar o que se é produzido hoje em sítios da internet no país para que seja garantido o acesso às futuras gerações.Descargas
Referencias
Alencar Brayner, A. Programa de arquivo de páginas web no reino unido: uma breve história de oportunidades e desafios. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 318-333, maio/ago. 2016. ISSN 1678-765X. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/
Barreto, A. A condição da informação. São Paulo em perspectiva, 16(3): 67-74, 2002.
Costa, M; Gomes, D; Silva, M. The evolution of web archiving. International Journal on Digital Libraries, p. 1-15, 2016.
Dantas, C. Criptografias da memória: um estudo teórico-prático sobre o arquivamento da web no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Grotke, A. Web Archiving at the Library of Congress. Computers in Libraries, 2011, Vol.31(10), p.15-19.
NETPRESERVE. International Internet Preservation Consortium – IIPC. Available at: . Accessed on 05 September 2018.
Rendeiro, M; Ribeiro, LB. O mundo musealizado : memória e esquecimento nas redes sociais da web. Artefactum – revista de estudos em linguagem e tecnologia. Ano IX – N° 01,2017.
Rockembach, M. Arquivamento da web: estudos de caso internacionais e o caso brasileiro. Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. v. 16, n. 1, jan./abr. 2018.
Silva, B; Sampaio, D. O boom informacional : a tecnologia e a gênese da ciência da informação. BiblioCanto, Natal, v. 3, n.2, p. 3 – 16, 2017.
Souza, R; Alvarenga, L. A Web Semântica e suas contribuições para a ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 1, p. 132-141, jan./abril 2004.
Stirling, P; Chevallier, P; Illien, G. Web Archives for Researchers: Representations, Expectations and Potential Uses. D-Lib Magazine, March/April 2012 Volume 18.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.