Gestão da qualidade em unidades de informação
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i2.501Resumen
Este artigo apresenta, com base nas publicações mais recentes sobre gestão da qualidade, uma revisão de literatura e os conceitos mais importantes sobre este moderno método de gestão. Discorre sobre a viabilidade de se implantar um programa da qualidade em unidades de informação, exemplificando as ações gerenciais e de identificação e solução de problemas, por meio de gráficos e figuras contendo dados estatísticos. Demonstra que algumas ferramentas da qualidade são muito conhecidas pela sua simplicidade de operação e que a utilização adequada das mesmas permite a transformação dos dados estatísticos em ações de gerência, melhoria e correção de rumos.
Palavras-chave
Gestão da Qualidade. Unidades de Informação. Conceitos. ferramentas estatísticas.
Quality management in information units
Abstract
This paper reviews the literature and discusses the most important concepts about quality management method. The viability of implementing a quality program in information units is discussed and some exemples of management actions which allow the identification of problems and their solutions through statistics data are given. Also the main steps for the illustration of these data in graphics and figures are commented. It is demonstradet that the quality tools are well known and their use are quite simple. The adequated use of these tools allows the transformation of statistic data into management actions, promoting o in improvement of process, products and services.
Keywords
Quality management: Information Concepts. Statistical tools.
Units
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