Perspectivas à luz do visitante sobre a qualidade de serviços no Museu de Arte Moderna, Resende - RJ: um núcleo cultural do futuro e das tradições
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5099Palabras clave:
Atrativos turísticos, Avaliação de serviços, Espaço de Arte contemporânea, Modelo de avaliação – Servqual, Qualidade percebida em museus.Resumen
O trabalho apresenta as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços prestados no Museu
de Arte Moderna (MAM) de Resende, entidade vinculada à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
(FCCMM) no município de Resende, Brasil. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem
quantitativa, dispondo-se a diagnosticar as esferas determinantes de qualidade: Tangibilidade, Confiabilidade, Receptividade, Garantia e Empatia. A técnica adotada foi a perspectiva métrica Servqual, com levantamento de dados por survey. Os resultados indicam a validade e consistência da abordagem métrica, evidenciando que os respondentes salientam positivamente a garantia e apontam um grau relativamente baixo de insatisfação em relação às outras quatro dimensões da qualidade em serviços. Conclui-se que a escala Servqual se adequou à apuração da qualidade neste museu, podendo ser testado em outros espaços não formais de educação para verificação de qualidade que possibilita o desenvolvimento de práticas e serviços.
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