Alguns componentes lingüísticos no ensino da terminologia

Autores/as

  • Jean-Claude Boulanger Université Laval, Québec.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v24i3.570

Palabras clave:

Termilogia, Lingüística, Capacitação de profissionais em terminologia

Resumen

A formação de terminólogos exige orientações lingüísticas bem definidas. Na América do Norte, os primeiros cursos estruturados de terminologia foram realizados em 1972, em uma universidade francófona do Québec. Atualmente, porém, numerosos países põem em prática um ensino coerente e completo da terminologia. Qualquer que seja o programa universitário, a primeira etapa a transpor no processo de formação de terminólogos deve ser a aquisição de conhecimentos lingüísticos mínimos, orientados em direção ao signo. Trabalhar em terminologia pressupõe ter conhecimentos de léxico, de semântica, de morfologia, de lexicografia. Uma obra lexicográfica ou terminográfica permite, portanto, que se mensurem o progresso e os conhecimentos lingüísticos adquiridos pelos estudantes.

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Biografía del autor/a

  • Jean-Claude Boulanger, Université Laval, Québec.
    Professor Titular do Départmanet de Langues et Linguistique, Université Laval, Québec.

Número

Sección

Artículos