Processo de crescimento epidemológico aplicado à literatura brasileira de doença de chagas

Autores/as

  • Paulo da Terra Caldeira

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v4i1.63

Palabras clave:

Crescimento epidemológico.Doença de Chagas.

Resumen

Teoria de GOFFMAN sobre o crescimento epidemiológico aplicado à produção de trabalhos sobre doença de Chagas no período compreendido entre 1909 — data da descoberta da doença — e 1971. Identificação da analogia entre a transmissão de ma doença e a difusão de idéias, através da utilização de um modelo matemático, especificamente o modelo determinístico, utilizando um sistema de equações diferenciais. Análise do processo epidemiológico a partir de 1933 e a projeção de um número máximo de autores em 1979.

Abstract

Goffman's epidemic growth theory applied to the Cfiagas' disease literature from 1909 — discovery of the disease — to 1971. Identification of the analogy between the transmission of a disease and the diffusion of ideas through the use of a mathematical model, specifically a deterministic one using a differential equations system. The epidemic process analysis from 1933 and the projection of a maximum number of authors in 1979.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paulo da Terra Caldeira

    Professor Assistente da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte Professor Titular da Escola de Biblioteconomia da Fundação Ensino Superior do Oeste de Minas, Formiga, MG.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a