Sistema Progredir:
analisando fluxos informacionais para a migração do banco de dados do Cadastro Único
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6667Palabras clave:
fluxo de dados, banco de dados, cadastro único, progredirResumen
Este trabalho apresenta os resultados obtidos da ‘Análise de fluxos informacionais entre os usuários do Cadastro Único e as instituições da rede de parceiros do desenvolvimento social’, correspondente à Meta 2 do projeto de pesquisa Plataforma Informacional para o Sistema Progredir, uma parceria entre o IBICT e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Metodologia: Relato descritivo sobre a análise e a migração de bancos de dados do Cadastro Único para o sistema Progredir. Em cada caso, foram descritas as metodologias para o fluxo de dados e as ferramentas utilizadas. Resultados: Foram mapeados os envolvidos na produção e consumo da informação do Plano Progredir. Também foram analisados os fluxos de dados, denominados agentes, quando foi possível fazer o mapeamento de parceiros como o Cadastro Único e o Ministério do Trabalho. A estrutura tecnológica e o ambiente informacional foram mapeados e apresentados por meio de diagramas de extração de dados, com o uso de técnicas de inteligência artificial. Conclusão: O estudo da ciência de dados envolvendo as bases originais do Progredir (com o banco de dados do Cadastro Único para se tornarem interligadas) constituiu um grande desafio que permitiu a extração, transformação e migração dos dados visando auxiliar o usuário final.
Descargas
Referencias
BRASIL. Decreto n. 9.160, de 26 de setembro de 2017. Institui o Plano Progredir. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 154, n. 186, 27 set. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9160.htm#:~:text=DECRETA%3A,do%20Governo%20Federal%20%2D%20Cadastro%20%C3%9Anico. Acesso em: 30 maio 2023.
BRASIL. Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência: Dataprev. Gov.br. Brasília, 2023. Disponível em: Acesso em: https://www.gov.br/gestao/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/competencias/dataprev. 12 jun. 2023.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Plano Progredir: enfrentando a desigualdade pela inclusão produtiva. In: Cadernos de estudos de desenvolvimento social em debate. – n. 33, 2018 . Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social; Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, 2018. ISSN 1808-0758. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/docs/caderno_de_estudos_33_com_capa.pdf. Acesso em: 23 maio 2023.
BRASIL. Plano de Trabalho do Termo de Execução Descentralizada nº 11/2021. 2021. Ministério da Cidadania Departamento de Inclusão Produtiva Urbana. Coordenação-Geral de Qualificação. Disponível em: https://www.gov.br/mds/pt-br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos/termos-de-cooperacao-e-termos-de-execucao-descentralizada/PlanodeTrabalhoTEDn112021.pdf. Acesso em: 30 maio 2023.
DRAKE, J. D.; WORSLEY, J. C. Practical PostgreSQL. Califórnia: O'Reilly Media, Inc., 2002.
GORMAN, W. Pentaho Reporting 3.5 for Java Developers. Birmingham: Packt Publishing Ltd, 2009.
WORKSHOP: divulgação do observatório e nova marca. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo (2:13:45 min). Publicado pelo canal MDS. Disponível em: https://youtu.be/mtRnviGTJaQ. Acesso em: 30 maio 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Pereira de Novais, Tainá Regly, Jaqueline Gutierri Coelho, André Daniel Fernandes Causanilhas, João Victor Santos Aguiar, Joyce Paola Teixeira Sobrinho, Lisandra Guerrero Pérez, Tiago Emmanuel Nunes Braga

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.