Sistemas de informações estratégicas para a vitalidade da empresa

Autores/as

  • Raimundo N. Macedo dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v25i1.670

Palabras clave:

Informação estratégica, Informação crítica, Fontes de informação, Análise funcional, Profissional de informação, Formação

Resumen

Para assegurar a sua existência, a empresa carece de informação crítica - informação de conteúdo específico, disponibilizada no bom momento, adaptada ao utilizador, devidamente contextualizada de forma a explicitar as ligações essenciais das mutações comportamentais dos indivíduos com os acontecimentos e com as tecnologias. As fontes de informações formais e informais não são neutras, constata-se que elas, em geral, tratam a informação não para atender necessariamente às questões do utilizador ou suas demandas, mas, segundo os objetivos daqueles que as geram e para desempenhar o papel que lhes foi confiado. Colocar em relação demanda e oferta de informação requer o concurso de profissionais preparados para aceitar o risco de uma integração forte e intensa entre esses dois espaços de valores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Raimundo N. Macedo dos Santos
    Engenheiro Pesquisador do Centro de Informação Tecnológica (Citec) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Doutor em ciência da informação e da comunicação pela Université de Droit, d' Economie et des Sciences d'aix Marseille III - França.

Número

Sección

Artículos