Proposta de avaliação da acessibilidade em websites de comunicação científica

Autores/as

  • Cássio Teixeira de Morais Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Denise Aparecida Freitas de Andrade Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Priscila Machado Borges Sena Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6810

Palabras clave:

acessibilidade digital, inclusão digital, comunicação científica

Resumen

Introducción: La accesibilidad puede entenderse como una característica que promueve la interacción de todas las personas y sus singularidades a través de medios físicos o digitales, equilibrando así el conjunto de actividades y/u oportunidades para su desarrollo e implementación social e individual. En este trabajo buscamos establecer pasos para evaluar la accesibilidad en sitios web de comunicación científica. Procedimientos Metodológicos: Esta investigación se caracteriza por ser bibliográfica y documental con resultados basados ​​en análisis cualitativos. Resultados: Se establecieron los siguientes pasos para evaluar la accesibilidad en sitios web de comunicación científica: I) cumplimiento de estándares web; II) aplicación de pautas o recomendaciones de accesibilidad; y III) realizar la evaluación de accesibilidad. Consideraciones finales: Las condiciones que atribuyen la accesibilidad al entorno web se reflejan en recomendaciones, estándares, directrices y leyes que, a lo largo de la investigación descrita en este artículo, demostraron estar interconectadas, orientando hacia una mejor adecuación y calidad en la disponibilidad de información en comunicación. sitios científicos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cássio Teixeira de Morais, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Graduado em Arquivologia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

    Pesquisador bolsista, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, DF, Brasil.

    Lattes:http://lattes.cnpq.br/3368268946691719

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2840-4624

  • Denise Aparecida Freitas de Andrade, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Graduada em Biblioteconomia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

    Pesquisadora bolsista, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, DF, Brasil.

     

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/6698900487294293

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3988-5929

  • Priscila Machado Borges Sena, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

    Professora Adjunta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/0155235005204514

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5612-4315

  • Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Doutor em Informática, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

    Coordenador-Geral Substituto de Informações Científicas e Técnicas Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, DF, Brasil.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/9453481318889500

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3635-9384

  • Bianca Amaro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Doutora em Linguística Aplicada, Universidade Pompeu Fabra (UPF), Barcelona, Espanha.

    Tecnologista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Brasília, DF, Brasil.

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1445782939373313

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4703-8992

Referencias

AFONSO, Ana Paula; PÉREZ COTA, Manuel. Estudo preliminar para a avaliação da acessibilidade de um sítio Web. CISTI. 2010. Disponível: https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/645. Acesso em: 18 out. 2022.

ARAUJO, Priscilla Mara Bermudes. Preservação digital e os periódicos científicos eletrônicos brasileiros em Ciência da Informação. 2015. 174 f.:il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/857/1/PriscillaDisserta%C3%A7%C3%A3oFinal01.pdf . Acesso em: 18 out. 2022.

GOVERNO ELETRÔNICO BRASILEIRO. eMAG - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico - Versão 3.1. 2014. Disponível em: https://emag.governoeletronico.gov.br/#s1.4. Acesso em: 07 de dez. 2022.

HOTT, Daniela Francescutti Martins; RODRIGUES, Georgete Medleg; OLIVEIRA, Lais Pereira de. Acesso e acessibilidade em ambientes web para pessoas com deficiência. Brazilian Journal of Information Science, v. 12 No 4, n. 4, p. 45-52, 2018. DOI: 10.5016/brajis.v12i4.8318. Acesso em: 07 de dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n4.06.p45

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Repositórios Digitais. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/ibict/pt-br/assuntos/tecnologias-para-a-informacao/copy_of_repositorios-digitais. Acesso em: 18 out. 2022.

MEDEIROS NETO, Benedito; MIRANDA, Antonio. Aferindo a inclusão informacional dos usuários de telecentros e laboratórios de escolas públicas em programas de inclusão digital brasileiros. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.19, n.3, p. 109-122, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/07/pdf_3ada483029_0011382.pdf. Acesso em: 09 jan. 2023.

W3C/WAI - Web Access Initiative. Introduction to Web Accessibility. 2005. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/fundamentals/accessibility-intro/. Acesso em: 07 de dez. 2022.

W3C/WAI - Web Access Initiative. Designing for Web Accessibility – Tips for Getting Started. 2016. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/tips/designing/. Acesso em: 07 de dez. 2022.

W3C/WAI - Web Access Initiative. Essential Components of Web Accessibility. 2018. Disponível em: https://www.w3.org/WAI/fundamentals/components/. Acesso em: 07 de dez. 2022.

Publicado

18/07/2024