Semantic theories of information
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v6i2.81Palabras clave:
Teoria da Informação. Semântica. Teoria da Comunicação. Significado. Relevância. Teoria Semântica da Informação. Informação.Resumen
Ao final dos anos 40, todas as teorias matemáticas da informação sugerem conceitos antagônicos de informação, além de parecerem deixar de lado a noção de significado. A análise de Shannon sobre a quantidade de informação contida em um sinal declina explicitamente de qualquer interesse pelo significado,sendo qualificada pelos semanticistas de inadequada.Bar-Hillel & Carnap, 1952, sugerem duas possíveis medidas de conteúdo de informação nos signos em um sistema em linguagem artificial. Schreider, 1965, declara que, em diferentes situações, a habilidade do receptor em entender a comunicação é a característica mais importante do processo. Goffman, na sua Teoria Geral da Comunicação, expande a teoria de Shannon,onde existem três grandes fenômenos a serem considerados- geração, transmissão e uso da informação. Se considerarmos o efeito da medida Relevância sobre o receptor e analisarmos suas implicações estaremos talvez mais próximos de uma Teoria Unificada da Informação, do que estamos com a introdução do significado — ponto de discussão entre os semanticistas. (HB)
Descritores
Teoria da Informação. Semântica. Teoria da Comunicação. Significado. Relevância. Teoria Semântica da Informação. Informação.
Abstract
All mathematical theories of Information in the late fourties suggested rival concepts of information;furthermore the notion of "meaning" seemed to have been left out Shannon's analysis of the amount of Information in a signal disclaimed explicity any concern with its meaning and had been qualified asinadequate by the Semanticists. Bar—Hillel and Carnap, 1952, suggested two possible measures of the Information content of statements in an artificial language system. Schreider, 1965. states that in several situations the receiver's ability to understand the communication is the most Important characteristic of the process. Goffman expanded Shannon's theory inhis General Theory of Communication, where there are 3 large phenomena to be considered — Information generation, transmission and use. If we consider the effect of Relevance on the receiver and explore further its implications me might be closer to a better and unified theory of information than weare with the introduction of meaning — a point still indiscussion among Semanticists. (HB)
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.