Acesso à informação – promovendo competitividade em p&d com o uso de tecnologia de informação

Autores/as

  • Aline França de Abreu
  • Thamara da Costa Vianna França
  • Carmen Isabel Pereira Sinzato

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i3.836

Palabras clave:

P&D-competitividade, Tecnologia da informação-competitividade

Resumen

O presente trabalho visa a mostrar o uso e o diferencial de competitividade que a Tecnologia de Informação (TI) vem trazendo à área de pesquisa e desenvolvimento no Estado de Santa Catarina. A questão fundamental nesta era de domínio da TI está em padronizar sistemas incompatíveis transformando o fluxo da informação em um processo “sem costuras” e transparente. Este estudo, de caráter exploratório, teve como foco identificar usos estratégicos da TI e o diferencial competitivo decorrente destes usos em algumas organizações que desenvolvem pesquisa e desenvolvimento. Procedeu-se ao levantamento de informações por meio de entrevista semi-estruturada junto a cinco grupos de pesquisa e desenvolvimento da Embraco, Epagri e UFSC. Os resultados da pesquisa, em linhas gerais, constataram a obtenção de diferencial competitivo com o uso da tecnologia da informação. Contribui também com estes resultados a forma como se articulam nestas organizações o planejamento, a capacitação contínua de seus funcionários. O diferencial competitivo obtido com o uso de TI nas organizações pesquisadas reflete, de maneira geral, uma nova forma de conectar pessoas e processos, pelo redesenho de funções e ambientes dentro e fora das organizações. Marcadas por uma visão estratégica e por uma estrutura organizacional adequada a esta visão, estas organizações, com o uso da TI, estão contribuindo para o novo cenário mundial da pesquisa e dos negócios.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Aline França de Abreu
    Professora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC; coordenadora do núcleo de estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI).
  • Thamara da Costa Vianna França
    Gerente de projetos – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu); mestranda do programa de pós-graduação em engenharia de produção.
  • Carmen Isabel Pereira Sinzato
    Mestrado no programa de pós-graduação em engenharia de produção; administradora – Projeto gestão humana (Epagri).

Número

Sección

Relatos de Experiências

Artículos más leídos del mismo autor/a