A oferta e a demanda da informação: condições técnicas, econômicas e políticas

Autores/as

  • Aldo de Albuquerque Barreto IBICT

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i2.847

Palabras clave:

Viabilidade dos produtos e serviços de informação, Fenômeno da informação, Percepção do conteúdo semântico, Consciência individual, Função estética do fenômeno da informação

Resumen

Uma análise da eficiência econômica e da viabilidade dos produtos e serviços de informação nos orienta a uma reflexão de apreciação na manifestação do fenômeno da informação, aqui entendido como a sensibilidade na percepção do conteúdo semântico dos produtos de informação pelos sentidos e pela consciência. A essência deste fenômeno, raro e sempre surpreendente, mostra-se pela transformação de estruturas simbólicas, em realizações de uma consciência individual ou coletiva. Fica estabelecida também uma relação entre informação e conhecimento, esta se realizando, somente se a informação for percebida e aceita como tal, colocando o indivíduo sensível em um estágio melhor, consciente consigo mesmo e dentro do mundo onde se realiza a sua odisséia individual. Fica estabelecida ainda a função estética do fenômeno da informação que é a sensibilidade para apreender a informação; sensibilidade que tenuamente precede a percepção.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Aldo de Albuquerque Barreto, IBICT
    Pesquisador Titular do DEP-IBICT-CNPq-MCT

Publicado

19/08/2013

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>