Servidor de enlaces: motivação e metodologia

Autores/as

  • Paulo Henrique de Assis Santana
  • Abel Laerte Packer
  • Marcia Ymanaka Barretto
  • Geraldo Sorte

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i3.912

Palabras clave:

Servidor de enlaces, Servidor de links, Internet, Paradigmas de cooperação, Enlaces entre bases de dados, Enlaces entre fontes e sistemas de informação

Resumen

Abordam-se a motivação, oportunidade e metodologia de criação de servidores de enlace que operem na integração das fontes e sistemas de informação no paradigma da Internet. Descreve-se a experiência de enlace entre fontes de informação brasileiras, com destaque para a integração entre a base de Currículos Lattes do CNPq e a base SciELO da Bireme. Embora interessante, a técnica até agora utilizada para criação de enlaces provoca ônus operacionais. A busca de solução para este problema é a motivação para a criação de um método que possa gerar enlaces que passem a residir em um servidor que possa ser referência universal. Detalham-se concepção e implementação de um projeto para estabelecimento de servidor de enlaces para operar a criação e ativação dos enlaces da Bireme e CNPq. Para superar o inconveniente de busca e processamento de enlaces através de diferentes servidores, sugere-se que o Ibict possa vir a operar um servidor de enlace que funcione como servidor de servidores de enlace, com escopo nacional, no contexto da Biblioteca Digital Brasileira. Discute-se, o impacto que enlaces entre fontes e serviços de informação têm na visibilidade, acessibilidade e mensurabilidade das atividades e produção científica e tecnológica de autores brasileiros.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Paulo Henrique de Assis Santana
    Coordenador geral de informática do CNPq
  • Abel Laerte Packer
    Diretor da Bireme/Opas
  • Marcia Ymanaka Barretto
    Coordenadora de infra-estrutura de informática e operações da Bireme/Opas
  • Geraldo Sorte
    Coordenador de desenvolvimento de sistemas do CNPq

Número

Sección

Artículos