Inteligência obtida pela aplicação de data mining em base de teses francesas sobre o Brasil

Autores/as

  • Luc Quoniam Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnico-Científica (Cendotec).
  • Kira Tarapanoff Universidade de Brasília/Departamento de Ciência da Informação e Documentação
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior
  • Lillian Alvares

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.921

Palabras clave:

Data Mining, Bibliometria, Análise bibliométrica, Teses francesas, Brasil, Descoberta de conhecimento, Base de dados, Lei de Zipf

Resumen

O assunto Brasil foi analisado na base de teses francesas DocThèses, compreendendo os anos de 1969 a 1999. Utilizou-se a técnica de Data Mining como ferramenta para obter inteligência e conhecimento. O software utilizado para a limpeza da base DocThèses foi o Infotrans, e, para a preparação dos dados, empregou-se o Dataview. Os resultados da análise foram ilustrados com a aplicação dos pressupostos da Lei de Zipf, classificando-se as informações em trivial, interessante e ruído, conforme a distribuição de freqüência. Conclui-se que a técnica do Data Mining associada a softwares especialistas é uma poderosa aliada no emprego de inteligência no processo decisório em todos os níveis, inclusive o nível macro, pois oferece subsídios para a consolidação, investimento e desenvolvimento de ações e políticas

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luc Quoniam, Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnico-Científica (Cendotec).
    Doutor em ciência da informação e comunicação pela Université de Aix-Marseille III - França. Diretor do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnico-Científica (Cendotec).
  • Kira Tarapanoff, Universidade de Brasília/Departamento de Ciência da Informação e Documentação
    Doutora em ciência da informação pela Universidade de Sheffield - Inglaterra. Professora de pós-graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília.
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior
    Mestre e doutorando em ciência da informação pela Universidade de Brasília.
  • Lillian Alvares
    Mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília e especialista em inteligência competitiva. Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>