Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias

Autores/as

  • Alberto Angel Mazzoni Universidade Estadual de Maringá
  • Elisabeth Fátima Torres Universidade Estadual de Maringá
  • Rubia de Oliveira UNB
  • Vera Helena Moro Bins Ely UFSC
  • João Bosco da Mota Alves UFSC-Departamento de Informática e Estatística

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.922

Palabras clave:

Acessibilidade, Bibliotecas universitárias, Diversidade humana, Portadores de deficiência, Ajudas técnicas

Resumen

Apresenta-se a evolução do conceito da acessibilidade, inicialmente associado apenas ao projeto livre de barreiras, para o que é hoje conhecido como desenho para todos, envolvendo aspectos tanto do mundo físico como do mundo digital. Discute-se a importância de as bibliotecas universitárias adotarem critérios de acessibilidade, contribuindo para isso o espaço digital. A partir do estudo de caso feito em uma universidade federal brasileira específica, focado nos aspectos de acesso à informação e comunicação e aspectos atitudinais, são elaboradas propostas de melhorias para as condições de acessibilidade em bibliotecas universitárias

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alberto Angel Mazzoni, Universidade Estadual de Maringá
    Mestre em matemática Aplicada – Unicamp. Departamento de Informática, Universidade Estadual de Maringá
  • Elisabeth Fátima Torres, Universidade Estadual de Maringá
    Elisabeth Fátima Torres Mestre em Engenharia – UFRJ. Propae, Universidade Estadual de Maringá
  • Rubia de Oliveira, UNB
    Arquiteta – UnB. Mestranda em ergonomia, Programa de Pós-graduação em Engenharia da Produção, UFSC
  • Vera Helena Moro Bins Ely, UFSC
    Doutora em Engenharia – UFSC. Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSC
  • João Bosco da Mota Alves, UFSC-Departamento de Informática e Estatística
    Doutor em Engenharia – UFRJ. Departamento de Informática e Estatística, UFSC

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a