A formação profissional no século XXI:desafios e dilemas

Autores/as

  • Edna Lúcia da Silva
  • Miriam Vieira da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i3.950

Palabras clave:

Educação dos bibliotecários, Profissional da informação

Resumen

Reflexão sobre a educação no século XXI com enfoque especial à educação dos bibliotecários. Destaca os quatros pilares básicos e essenciais, preconizados pela Unesco, a um novo conceito de educação: aprender a conhecer, aprender a viver juntos, aprender a fazer e aprender a ser. Apresenta as ponderações elaboradas por Morin , a pedido da Unesco, que poderão melhorar a educação do futuro. Com base em tais fundamentos, discute o papel e a formação do bibliotecário no século XXI. Declara que os dilemas dos educadores, nesses novos tempos, estão centrados em três questionamentos: O que ensinar? Como ensinar? Para que ensinar? Pondera que a formação do bibliotecário deverá enfatizar sua função educativa e que a base deve ser polivalente alicerçada em um conjunto de valores que possibilite alterar percepções, maneiras de pensar e instaure a cooperação e a sabedoria em detrimento do tecnicismo hoje privilegiado. Conclui que o papel mais importante do bibliotecário no século XXI parece ainda ser o de gerenciador da informação.

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Biografía del autor/a

  • Edna Lúcia da Silva
    Doutora em Ciência da Informação – UFRJ-Eco/CNPQ-Ibict Professora do Departamento de Ciência da Informação. Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miriam Vieira da Cunha
    Doutora em Ciência da Informação – CNAM, Paris. Professora do Departamento de Ciência da Informação. Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina

Número

Sección

Artículos