Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior – o caso da Universidade Federal do Ceará

Autores/as

  • Raimundo Benedito do Nascimento UFCE-Departamento de Ciências da Informação
  • Nicolino Filho Trompieri UFCE-Departamento de Fundamentos da Educação

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v31i2.964

Palabras clave:

Educação tecnológica, Educação a distância, Correio eletrônico, Ensino com tecnologia

Resumen

O correio eletrônico é uma aplicação popular da Internet, constituindo-se um incentivo para os professores integrarem esse recurso tecnológico em suas disciplinas, podendo ser utilizado como uma técnica para aprimoramento do ensino-aprendizagem. Algumas disciplinas de cursos de graduação e de mestrado da Universidade Federal do Ceará vêm contemplando os alunos matriculados com a utilização do correio eletrônico, com o propósito de melhorar o intercâmbio das informações entre os alunos e entre estes e os professores. Esta pesquisa teve como objetivo fundamental avaliar a opinião dos alunos sobre o uso do correio eletrônico e o sucesso instrucional proporcionado pela sua utilização. Aplicou-se um instrumento, contendo duas escalas de opinião, em uma amostra aleatória de 123 alunos de disciplinas que usam o correio eletrônico. Observou-se que somente 27,6% dos entrevistados apresentaram alto nível de concordância nos 13 itens da escala referentes à utilização do correio eletrônico como recurso. No entanto, 72,5% dos respondentes à escala com 12 itens sobre o sucesso instrucional e a troca de experiências apresentaram alto nível de concordância.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Raimundo Benedito do Nascimento, UFCE-Departamento de Ciências da Informação
    Professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Doutor (UNICAMP) em tecnologia: teoria da informação e comunicação. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida Psicoeducacional.
  • Nicolino Filho Trompieri, UFCE-Departamento de Fundamentos da Educação
    Professor adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação – Universidade Federal do Ceará. Mestre em avaliação educacional (UFC). Pesquisador em métodos quantitativos, análise multivariada e medidas educacionais.

Número

Sección

Artículos