Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada

Autores/as

  • Kelly Cristine Gonçalves Dias Gasque
  • Sely Maria de Souza Costa CID - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i3.989

Palabras clave:

Comportamento informacional - professores educação básica, Biblioteca escolar, busca e uso da informação - formação continuada

Resumen

O estudo de caso objetiva descrever as características dos docentes e identificar os canais e fontes utilizados, assim como os fatores que influenciam o padrão de comportamento na busca de informação para formação continuada. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca de informação de Wilson, xom enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas são os livros didáticos e paradidáticos, além dos jornais. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas por professores de educação básica como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada, e os canais de informação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar.

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Biografía del autor/a

  • Kelly Cristine Gonçalves Dias Gasque
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - Especialista em Literatura Brasileira e Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UnB
  • Sely Maria de Souza Costa, CID - UnB
    PhD em Ciência da Informação pela Loughborough University, Inglaterra. Professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Publicado

17/02/2004

Número

Sección

Artículos