Foco e Escopo
O periódico Ciência da Informação vinculado ao Ibict, a partir de 2024 passa a ter periodicidade na modalidade de Publicação Contínua (PC). O periódico publica trabalhos originais relacionados ao campo da Ciência da Informação e áreas afins que apresentem resultados de estudos e pesquisas sobre informação em ciência, tecnologia e inovação.
Não é exigida nenhuma taxa de processamento ao autor, sendo todos os artigos de acesso aberto e gratuito aos leitores de forma online.
Considera-se a Ciência da Informação uma área interdisciplinar concernente aos estudos teóricos e práticos de fenômenos ligados à produção, organização, gestão, disseminação, apropriação, uso e preservação da informação e do conhecimento em diferentes contextos e perspectivas.
As atividades relacionadas à informação e ao conhecimento abrangem vários temas como, por exemplo: educação, cultura, saúde, tecnologias da informação e comunicação, entre outras temáticas.
ISSN Eletrônico: 1518-8353 / ISSN Impresso: 0100-1965
Escopo do periódico Ciência da Informação:
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação.
Refere-se à pesquisa e análise dos aspectos históricos e epistemológicos relacionados ao campo da Ciência da Informação. Isso implica examinar como a disciplina evoluiu ao longo do tempo, quais influências moldaram seu desenvolvimento e investigar os fundamentos teóricos e conceituais que sustentam suas práticas e conhecimentos. Esses estudos visam compreender a origem, a evolução e os fundamentos da Ciência da Informação a partir de uma perspectiva histórica e epistemológica.
Produção, Organização, Representação e Preservação da Informação e do Conhecimento.
Refere-se à criação de informações e conhecimentos por meio de pesquisas, experimentos, estudos, entre outros processos. Organização: Envolve a estruturação e o arranjo das informações de forma a torná-las acessíveis e utilizáveis. Representação: Refere-se à forma como as informações são apresentadas e descritas, visando facilitar a compreensão e o acesso. Preservação: Envolve ações destinadas a garantir a longevidade e a integridade das informações e do conhecimento ao longo do tempo.
Mediação, Circulação, Apropriação e Uso da Informação e do Conhecimento.
Aborda os processos pelos quais a informação e o conhecimento são transmitidos, compartilhados, assimilados e aplicados pelos diferentes atores sociais.
Políticas, Economia e Gestão da Informação e do Conhecimento.
Abrange a proposição, a análise e a discussão de políticas e gestão de estratégias e práticas relacionadas a prospecção, monitoramento, avaliação, distribuição, acesso e uso de dados, informação e conhecimento em diversos contextos sociais, econômicos e políticos.
Educação em Ciência da Informação e Atuação Profissional.
Estudos sobre a formação e atuação profissional. Debate sobre os princípios que regem as práticas profissionais neste campo de atuação.
Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Investigação dos processos pelos quais a informação é gerada, mensurada, comunicada e utilizada na pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Estudos métricos de informação.
Tecnologias de Dados, Informação e Conhecimento.
Estudos sobre a intersecção entre as tecnologias de dados, informação e conhecimento, os sistemas de comunicação e os processos de geração, organização, disseminação e uso da informação. Abordagens sobre as novas tecnologias e mídias sociais.
Memória e Patrimônio no Âmbito da Ciência da Informação.
Estudos que exploram a interseção entre esses elementos e as práticas informacionais em diversos cenários políticos, sociais e econômicos.
Informação e Conhecimento em Saúde.
Estudos que enfocam a análise dos processos de geração, organização, disseminação e uso da informação no âmbito da saúde, cujo objetivo é contribuir para o avanço do campo, promovendo a eficiência, eficácia e qualidade dos serviços em saúde.
Estudos em Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade (DEIA).
Estudos que investigam a interseção entre a informação e questões de diversidade étnico-racial, de gênero e outras formas de diversidade que exploram como as práticas informacionais e os sistemas de informação são influenciados por fatores como raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade, classe social, habilidades e outras identidades.