Organização de unidades de conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como espaço comunicacional para a realização da autoria
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1001Palavras-chave:
Hiperdocumento, Modelagem conceitual, Teoria da classificação facetada, Ontologia formal, Teoria da terminologia, Teoria do conceitoResumo
Uma investigação do processo de produção de hiperdocumentos evidencia a falta de metodologias apropriadas para a elaboração de modelos conceituais que possam representar unidades de conhecimento. Esta falta de critérios apropriados faz com que a comunicação entre o autor que desenvolve o conteúdo temático do texto e o analista de sistema fique prejudicada, acarretando problemas na implementação de hiperdocumentos. Nesta proposta, adota-se uma perspectiva interdisciplinar envolvendo as áreas da ciência da informação, da ciência da computação e da terminologia. Pretende-se contribuir para a definição de critérios que venham auxiliar a elaboração de metodologias para modelos conceituais, voltados não somente para sistemas de bases de dados, mas também para sistemas que visam à organização de unidades de conhecimento, como é o caso de hiperdocumentos.Downloads
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Como citar
Campos, M. L. de A., de Souza, R. F., & Campos, M. L. M. (2003). Organização de unidades de conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como espaço comunicacional para a realização da autoria. Ciência Da Informação, 32(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i2.1001
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Artigos
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