A ciência da informação: novos rumos sociais para um pensar reconstrutivo no mundo contemporâneo

Autores

  • Mirian de Albuquerque Aquino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i3.1161

Palavras-chave:

Sociedade da Informação e do Conhecimento. Processos informacionais. Pensar reconstrutivo. Ciência da Informação (CI

Resumo

O texto procura situar a ciência da informação (CI) no atual cenário da sociedade da informação e do conhecimento, explicitando os novos processos informacionais que decorrem da emergência das tecnologias da informação e comunicação e as pressões exercidas para uso de serviços e produtos. Aborda o novo papel da CI diante dos novos rumos das ciências sociais, contribuindo com opções teóricas para reestruturar discursos e práticas de pesquisa na CI. Aponta estratégias para os indivíduos se adequarem ao novo modelo de desenvolvimento.

Palavras-chave: Sociedade da informação e do conhecimento. Processos informacionais. Pensar reconstrutivo. Ciência da informação (CI).

Information science in search of new social directions for a reconstructive thinking in the contemporary world

Abstract

The text tries to situate Information Science in the present scenario of the information and knowledge society, explaining the new information processes that come from the emergence of Information and Communication Technologies (ICT’s) and the pressure over the services and products. It approaches the role of Information Science before the new directions of social sciences, contributing with theoretical choices to restructure discourses and practices of research in Information Science. It points at Information Science’s strategies to be adequate to the new model of development.

Keywords: Information science. Information and knowledge society.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirian de Albuquerque Aquino, Universidade Federal da Paraíba
    Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, Brasil Título: Prática Discursiva e Construção do Sentido na Sala de Aula, Ano de obtenção: 1999 Orientador: Luís Àlvaro Svadari Passeggi Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Palavras-chave : construção do sentido, prática discursiva, relações de poder, sujeito, saber-poder Áreas do conhecimento : Lingüistica Discurso e Sentido Setores de atividade : Educação, Educação superior 1991 - 1994 Mestrado em Biblioteconomia. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Joao Pessoa, Brasil Título: Leitura Crítica e Produção Textual: desvelar/(Re)construir, Ano de obtenção: 1996 Orientador: Walkíria Toledo de Araújo Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Palavras-chave : ensino universitário, leitura crítica, produção textual, universidade Áreas do conhecimento : Processos de Disseminação da Informação,Biblioteconomia Setores de atividade : Outros setores 1988 - 1998 Especialização em Curso de Especialização em Pesquisas Educacionais. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Joao Pessoa, Brasil 1979 - 1983 Graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitoria Da Conquista, Brasil 1966 - 1969 Ensino Médio (2o grau). Ginásio Juracy Magalhães, GJM, Brasil

Downloads

Publicado

23/09/2008

Edição

Seção

Artigos