Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura estrangeira

Autores

  • Janaina Ferreira Fialho UFMG
  • Maria Eugênia Albino Andrade UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v36i1.1184

Resumo

Apresenta revisão de literatura sobre o comportamento informacional de crianças e adolescentes, enfatizando estudos estrangeiros. Introduz com descrição do campo do comportamento informacional humano, de forma mais geral. Destaca principalmente estudos norte-americanos, além de outros da literatura européia, canadense e australiana.
As pesquisas analisadas estão reunidas nos seguintes tópicos ou linhas de pesquisa: o aprendizado dos estudantes através da biblioteca escolar; crianças e adolescentes; a Internet e a busca de informação no cotidiano. Os estudos foram selecionados em virtude do intercâmbio entre pesquisadores estrangeiros e a Escola de Ciência da Informação da UFMG e também do estágio doutoral realizado no Centro para Estudos Internacionais em Bibliotecas Escolares, em New Jersey, Estados Unidos. Além da descrição dos estudos, apresenta suas principais conclusões e/ou recomendações.

Palavras-chave
Crianças – comportamento informacional. Adolescentes – comportamento informacional. Biblioteca escolar – pesquisa. Internet. Modelo ISP – Processo de Busca de Informação. Uso cognitivo da informação. Competência informacional.

Informational behavior of children and adolescents: a review of foreign literature

Abstract

This work presents a review of the literature on the informational behavior of children and adolescents with emphasis on foreign studies, especially from the USA, Europe, Canada and Australia. The works analyzed are grouped in the following topics or research streams: learning through the school library, children and adolescents and the Internet and information use in every-day life. The studies were selected due to the exchange between foreign researchers and the School of Information Studies of UFMG and also to PhD research at the Center for International Scholarship in School Libraries in New Jersey, USA. The description of these studies is followed by a listing of their main conclusions and/or recommendations.

Keywords
Children – informational behavior. Adolescents – informational behavior. School library – research. Internet. ISP Model – Information Search Process. Cognitive use of the information. Information literacy.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janaina Ferreira Fialho, UFMG
    Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, doutoranda em Ciência da Informação pela mesma instituição. Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação- Secretaria do Programa de Pós-Graduação Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Belo Horizonte/MG. 31270-901
  • Maria Eugênia Albino Andrade, UFMG
    Prof. Escola de Ciência da Informação da UFMG Rua Paraíba, 763 ap. 1302 Funcionários 30 130 140 Belo Horizonte - MG

Downloads

Publicado

05/12/2007

Edição

Seção

Artigos