Interação entre empresas com necessidades de informação(=conhecimento) e a estrutura nacional de centros com provisão de conhecimento acumulado: referência especial à estrutura nacional de serviços de informação,documentação e de biblioteca

Autores/as

  • Kjeld Klintoe

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v20i1.417

Palabras clave:

Política de informação. Transferência de informação. Fluxo de informação. Centros e serviços de informação. Informação tecnológica.

Resumen

Neste artigo, o autor 1) considera a comunidade formada de entidades organizacionais que diferem umas das outras pelas tarefas. As entidades organizacionais somente podem alcançar seus objetivos e metas com o fornecimento de informação como base para seus desempenhos;2) classifica estas entidades em três categorias principais: a) entidades empenhadas em obter um alto padrão de desenvolvimento e crescimento;b) entidades com um limitado padrão de crescimento; c) entidades que contribuem muito pouco para o PNB, mas muito para a comunidade, pela oferta de empregos e de produtos e serviços diários; 3) mostra a conveniência da organização adequada do fluxo de informação, de acordo com as necessidades de informação das três categorias referidas, e também para o desenvolvimento do país; 4) determina, em nível nacional, a estrutura de serviços de informação, documentação e de biblioteca, assim como a estrutura de institutos de pesquisa e centros de serviços tecnológicos, para assegurar o fluxo de informação.

Palavras-chave

Política de informação. Transferência de informação. Fluxo de informação. Centros e serviços de informação. Informação tecnológica.

Interplay between enterprises having a need for information(=knowledge) and the national structure of centres having accumulated a fund of knowledge,with special reference to the national structure of information,documentation and library services

Abstract

In this paper, the author 1) Considers the community built of organizational entities whichdiffer by task from eachother. The organizational entities can only achieve their objectives and goals having provided information as a basis for their performances. 2) Classify these entities into three main categories: a) Entities striving for a high rate of development and growth; b) Entities with a limited growth rate; c) Entities contributing very little to the GNP but very much to the community by offering jobs and day-to-day products and services.3) Points out the appropriatness of the adequate arrangement of the information flow according to the information needs of the three referred categories, and also for the development of the country. 4) Determines, at a national level, the structure of information, documentation and library services, as well as the structure of research institutes and technological service centres in order to assure the information flow.

Keywords

Information policy. Information transfer. Information flow. Centres and information services.Technological information.

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Biografía del autor/a

  • Kjeld Klintoe
    Engenheiro químico, ex-diretor do Danish Technical Information Service (DTO), consultor da Unesco.

Número

Sección

Artículos