Ciência da informação e design de interação: conceitos, reflexões e interfaces com profissionais

Autores

  • Eduardo Ariel de Souza Teixeira Escola Superior de Propaganda E Marketing (ESPM) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.4241

Palavras-chave:

Ciência da informação, Design de interação, Usabilidade, Arquitetura de informação, Usuários

Resumo

O binômio da ciência da informação e o design de interação e seu entendimento mais contemporâneo representam o cerne da pesquisa. Foi realizado amplo levantamento teórico sobre o tema, permitindo construir relações com outros conceitos e áreas do conhecimento. As entrevistas realizadas com profissionais e educadores revelaram algumas percepções práticas sobre os conceitos previstos na pesquisa. Como resultado, foi possível indicar algumas premissas atuais que delimitam pela prática o entendimento sobre o Design de Interação e, ao mesmo tempo, ampliam o seu entendimento como campo de estudo. Também perceberam-se interações teóricas com o design emocional, experiência de uso, necessidade e competência de informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Ariel de Souza Teixeira, Escola Superior de Propaganda E Marketing (ESPM) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
    Pós-Doutorado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - RJ - Brasil. Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - RJ - Brasil. Professor e coordenador do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da Escola Superior de Propaganda E Marketing (ESPM) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

11/10/2018