Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA): relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4923Palavras-chave:
Movimento de acesso aberto, Software Dspace, Repositório digital - Trabalhos acadêmicos, Conhecimento científicoResumo
O trabalho apresenta o relato de experiência da construção da Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos(BDTA) dividida em cinco fases: 1) Planejamento (2017); 2) Implantação (2018) (customização do software Dspace e infraestrutura); 3) Aprovação da política, construção do formulário de autorização para publicação e criação de e-mail (2018); 4) Elaboração de tutorial, treinamentos criação de nova comunidade e logotipo. Apresenta o arranjo atual da BDTA com suas comunidades, subcomunidades e coleções criadas a partir da estrutura organizacional da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Como procedimentos metodológicos adotou-se a abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa de natureza descritiva e um estudo de caso. A construção da BDTA/UFRA corrobora com o movimento do acesso aberto à informação científica, pois permite a visualização dos trabalhos de conclusão de curso produzidos, resultado do conhecimento dos discentes adquiridos ao longo dos cursos, indo ao encontro dos regulamentos governamentais de desburocratização do acesso à informação por meio do uso das tecnologias disponíveis. Em suma, promove a visibilidade do conhecimento científico gerado na universidade.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BIBLIOTECA digital de trabalhos acadêmicos (BDTA). Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/. Acesso em: 20 mar. 2019.
LEITE, F. C. L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília, DF: IBICT, 2009.
_____. et al. Repositórios Institucionais: boas práticas para a construção de repositórios institucionais da produção científica. Brasília, DF: IBICT, 2012.
MARTINS, G. A. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.